Convertible, fastback, hatchback e suv o significado das palavras usadas em modelos de carros.

Convertible: conversível. Carro esportivo que abre e fecha a capota. Tem a ver com o verbo convert – converter Coupé- palavra de origem francesa. Significa compartimento.

Fastback é uma carroçaria de carro cujo encosto é continuamente para baixo na parte de trás do teto. É uma forma da parte traseira em uma carroçaria de automóvel constituída por uma única curva convexa da parte superior para o pára-choque traseiro. Este elemento de design automotivo refere-se a um interesse na racionalização e aerodinâmica, e passou dentro e fora da moda no várias vezes.- A fastback is a car body style whose roofline slopes continuously down at the back. It is a form of back for an automobile body consisting of a single convex curve from the top to the rear bumper. … The fastback word can also designate the car itself.

SUV- sport utilitarian vehicle- veículo esportivo utilitário.

Hatch= traducao literal- escotilha, entrada, abertura Escape hatch. Serving hatch Os veículos do tipo SUV são utilitários esportivos e são inspirados nas caminhonetes e picapes, com um visual arrojado e característico. Além disso, os veículos SUV normalmente trazem a possibilidade de tração 4×4, o que os permite andar praticamente qualquer terreno, além de carroceria elevada e pneus grandes. Apesar disso, alguns modelos mais leves e mais urbanos não aguentam tão bem a troca de terreno, como lugares não asfaltados. Em geral, entretanto, o modelo SUV é ideal para quem gosta de atividades ao ar livre e precisa do carro para isso ou deseja um veículo com porte robusto. Exemplos de veículos SUV: Ford Ecosport, Kia Sorrento, Range Rover, Toyota SW4 e Jeep Cherokee, entre outros.

Sedan Já o modelo sedan (ou sedã) é bastante popular principalmente entre famílias, já que normalmente traz bastante espaço. Em geral o sedan é caracterizado por possuir uma carroceria divida em três partes: o cofre do motor, localizado na frente; a cabine para passageiros, no meio e o porta-malas, atrás. Por isso, o porta-malas é separado da cabine de passageiros. Além disso, os carros do tipo sedan podem ser divididos em três categorias principais: sedan compacto, sedan médio e sedan grande, entre outros. Sedan compacto Como o próprio nome sugere, o sedan compacto é o mais simples dos três, com uma motorização menos potente, mas um porta-malas espaçoso. Além disso, esses carros são os mais acessíveis da categoria. Exemplos de veículos sedãs compactos: Chevrolet Cobalt, Nissan Versa, VW Voyage, Fiat Siena e Honda City, entre outros. Sedan médio Já o sedan médio é ideal para famílias por conter mais espaço além de um visual mais tradicional. Os carros do tipo sedan médio também possuem uma motorização mais potente em relação aos sedãs compactos. Exemplos de veículos sedãs médios: Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruze, Toyota Corolla, Kia Cerato e Fiat Linea, entre outros. Sedan grande Os veículos do tipo sedan grande ou sedan superior, por sua vez, são os mais caros e completos da categoria, aliando desempenho a design e conforto. O pacote de itens geralmente é mais completo, além de serem, em sua maioria, modelos importados. Exemplos de veículos sedãs grandes: Ford Fusion, Audi A4, Volvo S60, Volkswagen Passat, Mercedezs-Benz E250, entre outros.

Hatch Mais econômicos e populares, o segmento hatch (ou hatchback) possui como principal característica ter a carroceria dividida em duas partes principais: a caixa do motor e a cabine de passageiros acoplada ao porta-malas. Além disso, muitas vezes a porta do porta-malas permite a entrada no carro. Além disso, a porta do porta-malas geralmente é considerada como uma porta extra e por isso não é incomum encontrar a especificação de 3 ou 5 portas. Além disso, os veículos hatch se dividem em duas categorias principais: os hatch compactos, os hatch esportivos e os hatch superiores. 1. Sedã, ou sedan – é o carro em sua forma mais tradicional, de três volumes. Nele se identifica claramente três compartimentos: o do motor, o dos passageiros e o da bagagem. Quase sempre com quatro portas, é o modelo preferido dos executivos. Pelo mesmo motivo é considerado por muitos um carro careta. Pode ser de porte pequeno, médio ou grande. Exemplos: Prisma, Jetta, Fusion. 2. Hatch, ou hatchback – é o modelo mais comum nas ruas brasileiras, com traseira curta e porta-malas cuja tampa abrange o vidro traseiro, abre até o teto e também dá acesso ao interior do carro, sendo chamada de terceira (ou quinta) porta. Tem dois volumes e porte pequeno ou médio. Exemplos: Palio, C3, Golf. 3. Perua ou SW (Station Wagon) – de formato parecido com o hatch, mas com porta-malas mais comprido. Também de dois volumes. Porte pequeno, médio ou grande. Exemplos: Palio Weekend, Golf Variant, C5 Tourer. 4. Coupé, cupê ou fastback – à primeira vista lembra um sedã, mas com duas diferenças marcantes: a linha do teto é mais curva, com o vidro traseiro bastante inclinado; e, por padrão, tem duas portas. Porte médio a grande. Exemplos: Mustang, Camaro. 5. Picape – Tem um compartimento aberto para carga, como um pequeno caminhão, por isso também chamada de caminhonete. Pode ter cabine simples, estendida ou dupla. Porte pequeno, médio ou grande. Exemplos: Saveiro, S-10, Frontier. 6. Van ou Minivan – veículo para vários passageiros, de teto elevado e amplo espaço interno, em um único volume (monovolume). Porte pequeno, médio ou grande. As minivans levam de 5 a 8 passageiros e podem ser bastante luxuosas. As vans transportam de 9 a 18, e normalmente são de uso profissional. Exemplos: Spin, Picasso, Ducato. 7.

Utilitário – a rigor é qualquer veículo de trabalho, ou seja, picapes, vans e jipes de qualquer porte. 8. SUV (Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo) – utilitário de passeio. Podem ser de porte pequeno, médio ou grande, populares ou luxuosos. Geralmente são altos e com pneus grandes, podendo enfrentar buracos e lombadas. Alguns têm tração nas quatro rodas, com aptidão para terrenos mais difíceis. Em sua grande maioria são de dois volumes. Exemplos: EcoSport, Range Rover, Pajero. 9. Crossover – veículo que reúne características de duas ou mais categorias, não se enquadrando em nenhuma delas individualmente. Geralmente com design não convencional. Exemplos: Soul, Freemont, X6.

CATEGORIA

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Últimas postagens

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Você também poderá gostar de

Products and Brands

Sundae – A origem

Fonte: Livro Inglês made in Brazil – disponível em nossa Biblioteca. Sundae é uma variação de Sunday(domingo) em inglês , e tem origens religiosas. A

Continue lendo
Converse conosco pelo WhatsApp!